Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Área do Cliente
Notícia
Ferramentas para evitar assédio dentro da empresa
Um ambiente “não-tóxico” gera mais engajamento e atrai os melhores talentos para aderir ao projeto organizacional.
Assédio no ambiente de trabalho é um tema sensível. Mas, precisamos falar sobre isso, primeiro, porque é crime e uma organização que aceita esse comportamento fere pontos importantes da legislação e respeito ao outro. Segundo, porque é melhor criar um ambiente positivo e confiável e uma cultura transparente. Um ambiente “não-tóxico” gera mais engajamento e atrai os melhores talentos para aderir ao projeto organizacional.
Segundo Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações, o primeiro passo é criar um ambiente positivo e de confiança. Depois, criar ferramentas para garantir um espaço de trabalho seguro para todos os funcionários. Confira as dicas do especialista a seguir:
Crie um canal de denúncia
O canal de denúncias é uma das ações mais rápidas de implementar. No entanto, é preciso que a empresa tenha esse processo bem planejado. Afinal, sempre que houver uma denúncia, é necessário ter as habilidades necessárias para investigar o caso e seguir os procedimentos de forma sigilosa.
Ao mesmo tempo, o colaborador precisa ter a segurança de que a denúncia será apurada, caso contrário, pode se sentir menosprezado e sair da empresa — inclusive, dando início a uma reclamatória trabalhista.
Promova treinamentos constantes para a equipe
Não basta apenas inserir um cartaz informativo sobre o canal de denúncias ou sobre as boas práticas para evitar o assédio dentro da empresa. É preciso criar uma cultura ética e deixar esse tipo de assunto sempre em evidência.
Uma ideia interessante é promover treinamentos constantes para a equipe, sendo uma ótima oportunidade para falar sobre os impactos do assédio sexual e moral dentro da organização. Além disso, é possível tirar as dúvidas, conscientizar os colaboradores sobre os valores da empresa e muito mais.
Aplicar e acompanhar código de ética
Ter um bom código de ética é essencial para que os colaboradores tenham, por escrito, todas as informações que precisam sobre a melhor conduta dentro da empresa. No entanto, é preciso que essas regras não fiquem apenas no papel.
A empresa precisa sempre ficar atenta para mostrar a todos que o assédio não é uma ação tolerada. Da mesma maneira, precisa educar os colaboradores e conscientizá-los de que haverá consequências para quem não cumprir as regras impostas pela organização.
Tenha um ótimo processo de recrutamento
O processo de recrutamento e seleção é muito importante para identificar se os valores dos candidatos são condizentes com o que a empresa precisa. Afinal, sabemos que diversos funcionários são demitidos porque o seu comportamento não foi avaliado antes da sua contratação.
Por isso, é fundamental ter um excelente processo para ter a certeza de que o colaborador realmente vai se encaixar dentro da empresa. Além de melhorar o fluxo organizacional, isso evita situações embaraçosas, constrangedoras e graves — como é o caso do assédio.
Notícias Técnicas
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional