A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Hábitos de consumo: como a pandemia afetou?
O ano de 2020, provavelmente, entrará para os livros de história como um dos momentos mais marcantes dos últimos tempos por conta da pandemia
O ano de 2020, provavelmente, entrará para os livros de história como um dos momentos mais marcantes dos últimos tempos por conta da pandemia. Ela trouxe grandes transformações nos hábitos de consumo da sociedade.
A maioria do planeta foi afetado quase que simultaneamente pela Covid-19 devido às restrições ao deslocamento de consumidores, trabalhadores e dos bens de consumo. Isso trouxe alterações no cotidiano e nas interações entre as pessoas.
Uma das principais consequências desse quadro foi a mudança de hábitos de consumo e padrões de comportamento. Tais efeitos – que já vinham se desenhando há alguns anos, porém a passos lentos -, parecem indicar uma nova ordem de valores, o que pode impactar as relações de consumo nos próximos anos.
Hábitos de consumo no e-commerce
A pandemia acabou intensificando as compras online e o crescimento do comércio eletrônico (e-commerce). De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos clientes que fizeram compras pela internet durante a quarentena aumentaram o volume de compras por conta do isolamento social.
Segundo um relatório da Mastercard sobre vendas no varejo, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020, se comparado ao ano anterior.
Já em 2021, segundo dados da Neotrust, empresa que monitora 85% do comércio eletrônico brasileiro, houve um crescimento de 27% em relação a 2020, com um faturamento que chegou a R$ 161 bilhões.
Quais setores mais venderam na pandemia?
O isolamento social trouxe novos costumes, sobretudo focados na saúde, higiene, bem-estar e no conforto. Essa mudança de hábitos gerou aumentos de despesa em alguns setores, o que deve se manter nos próximos anos.
Um estudo da Mastercard destaca que os setores com maior destaque e crescimento durante a pandemia foram hobby e livrarias (110%) e o de drogaria (88,7%).
O consumidor também dá sinais de estar mais disposto a mudar seu comportamento na direção de produtos, serviços e marcas que demonstrem ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e a sociedade.
Em um levantamento feito pela consultoria EY Parthenon aqui no Brasil com mais de 1000 consumidores, 45% disseram estar dispostos a pagar mais por bens e serviços sustentáveis.
Produtos eletrônicos e eletrodomésticos também tiveram alta de procura, principalmente no início da pandemia. Já que a dinâmica do home office mudou a relação das pessoas com seus lares ao ficarem mais tempo em casa.
No entanto, a compra de itens eletrônicos e ligados à linha branca, por surfarem a onda logo do começo do isolamento, tiveram um pico na demanda, mas que não devem ter grande alteração no futuro. Isso vem, inclusive, afetando bastante as principais varejistas brasileiras da bolsa.
Quais os maiores e-commerce do Brasil?
Conforme o site Conversion, atualmente, os maiores e-commerce do Brasil em número de acessos são, na ordem: 1) Mercado Livre (30%); 2) Americanas (13%); 3) Amazon Brasil (12%); 4) Magazine Luiza (11%); 5) Shopee (9%). Entre parêntese temos o percentual do market share quando consideramos apenas os 10 maiores sites do comércio eletrônico.
O fato é que as compras online vieram para ficar e as empresas de e-commerce que tiverem maior êxito em fidelizar os consumidores em suas plataformas sairão na frente nos pós pandemia. Com isso, podem aumentar sua participação no mercado e criar uma base de clientes valiosa, o que será fundamental para o futuro do setor.
Vale a pena investir no e-commerce?
O e-commerce e o varejo são setores muito voláteis, existem muitos fatores que influenciam na sua valorização ou desvalorização, o importante é o investidor escolher empresas que conheça bem e ter maturidade para passar pelos momentos de alta e baixa.
Portanto, o investidor que se antecipar às novas tendências quando essa crise passar pode encontrar boas oportunidades de investimentos. Compreender as mudanças trazidas pela pandemia nos hábitos de consumo da sociedade e os setores que devem ser beneficiadas por esse processo será um diferencial importante.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional