Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Marinho destaca papel crucial dos pequenos negócios na geração de empregos formais no Brasil

Durante o evento “Transformar Juntos 2024”, promovido pelo Sebrae, ministro ressaltou que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos com carteira assinada gerados no país

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou na manhã desta terça-feira (9) a importância dos pequenos negócios na geração de empregos formais no país, durante a abertura do evento “Transformar Juntos 2024 promovido pelo Sebrae. A atividade acontece até o dia 11 em Brasília com o objetivo debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para territórios e municípios, abordando temas como compras públicas de micro e pequenas empresas, simplificação do ambiente de negócios, estímulo a economias portadoras de futuro e impulsionar a educação empreendedora no país.

Marinho salientou no evento que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela geração da maioria dos empregos com carteira assinada no Brasil. Ele citou os bons números do mercado de trabalho, destacando que no acumulado deste ano foram geradas 1.088.955 vagas formais de janeiro a maio. Em 17 meses já são 2.549.064 novos postos de trabalho gerados. “Quanto mais a economia e o trabalhador forem formalizados, mais se potencializa a previdência, o FGTS e se potencializa uma renda maior, projetando uma melhoria em cada negócio, em cada empresa”, disse Marinho. Conforme dados do Sebrae, micro e pequenas empresas foram responsáveis por 80% dos empregos formais no país em 2023.

O presidente do Sebrae, Décio Domingues, disse que o encontro “Transforma Juntos” pretende desenhar ações para realizar o sonho de homens e mulheres de terem uma renda, uma oportunidade. “Esse encontro levará para o Brasil um conjunto de ações que hoje são imprescindíveis para tocar com humanismo, com os processos de inclusão, a possibilidade de atender milhões de brasileiros que podem transformar os municípios e seus territórios e construir renda”, ressaltou Domingues, acrescentando que no ano passado o Sebrae atendeu 34 milhões de brasileiros.

Para o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o evento é uma boa parceria com os municípios para incentivar o emprego e renda na ponta. “Isso passa por compras governamentais, passa por crédito, passa por treinamento, passa por exportação, passa por competitividade. Unindo esforços e transformando juntos para a geração de emprego e de renda”, afirmou.

Alckmin também sugeriu que os pequenos negócios busquem o cooperativismo e o associativismo para se fortalecerem, uma vez que passam a ter escala, comprando e vendendo melhor, agregando valor. “E o Sebrae é fundamental porque tem a expertise para ajudar a economia crescer”, finalizou.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Julho/2024
D S T Q Q S S
 010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais

Notícias Melhores