Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
RS - Porto Alegre lidera índice de desenvolvimento municipal da micro e pequena empresa no RS
Novo indicador lançado pelo Sebrae hoje mede o ambiente de negócios nos 496 municípios gaúchos
Porto Alegre lidera o ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (ID-MPE), lançado nesta quarta-feira pelo Sebrae, na Universidade Sebrae de Negócios, na Capital. O indicador mede o ambiente de negócios de cada um dos 496 municípios gaúchos, a fim de verificar as condições favoráveis ao empreendedorismo.
Em segundo lugar, está Caxias do Sul, seguida por Novo Hamburgo, Canoas e Santa Maria, respectivamente. A pesquisa com a classificação de cada cidade está disponível no site do Sebrae. A atualização dos dados será anual.
Em moldes semelhantes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU, o ID-MPE é composto por 18 indicadores, entre os quais criação de empresas e empregos, educação e infraestrutura. Um dos itens importantes para elevar o ID municipal é a existência da Lei Geral das MPEs — até agora são 65 municípios que aprovaram.
— Com certeza, Porto Alegre tem mais estrutura e já esperávamos que ficasse em primeiro lugar, mas municípios como Osório, por exemplo, geraram alguma surpresa — destaca Alessandro Machado, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, sobre a cidade que aparece na 16ª colocação.
Segundo ele, a aplicação da metodologia do índice promove um referencial para as políticas públicas de apoio aos pequenos negócios.
— É útil para o empresário, que terá um mapa do desenvolvimento do Estado e poderá analisar ambientes, e também para o próprio gestor público na hora de propor políticas públicas para melhorar o município — explica Machado.
Como a Lei Geral tem como propósito o incentivo à criação e expansão das micro e pequenas empresas, a pesquisa vai indicar quais municípios oferecem mais condições e em que aspectos precisam melhorar para serem mais atraentes ao estabelecimento de novos negócios.
Por lidarem com indicadores diferentes, nem sempre a cidade com IDH mais alto vai ser a de maior ID-MPE: pode ter qualidade de vida, por exemplo, mas não apresentar ambiente para micro e pequena empresa.
A pesquisa
O levantamento já é aplicado no Paraná e o Rio Grande do Sul é o segundo Estado a implantá-lo. A pesquisa considera três dimensões: ambiente empresarial, institucional e do mercado consumidor.
No ambiente empresarial, é analisado o clima de negócios existente que favoreça a criação de novos empreendimentos formais. No institucional, se analisa as condições favoráveis do entorno municipal. Finalmente, se observa a dinâmica de geração de emprego e a renda de cada local.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.