O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Área do Cliente
Notícia
Receita deve alterar MP que afeta exportador
Fontes ligadas aos segmentos exportadores contam que o governo federal deverá aceitar derrubar um dispositivo que atinge em cheio as empresas que vendem ao exterior.
Marta Watanabe
Fontes ligadas aos segmentos exportadores contam que o governo federal deverá aceitar derrubar um dispositivo que atinge em cheio as empresas que vendem ao exterior. Trata-se do artigo da MP que regulou a lei contábil (MP nº 449) e que impede que os exportadores abatam créditos de PIS, Cofins e IPI do valor devido mensalmente com Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A MP tramita no Congresso e já há várias emendas supressivas ao dispositivo. O Ministério da Fazenda deverá aceitar a retirada do artigo sem resistência. Um pleito para retirar o dispositivo foi feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Procurada, a assessoria de imprensa da Receita Federal informou que o dispositivo passará por "alteração" em breve.
A restrição da MP nº 449 já está funcionando na prática, desde o mês passado. O sistema de compensações da Receita Federal limitou o aproveitamento de créditos no IR e na CSLL relativos a dezembro de 2008 e recolhidos em janeiro último.
Até antes da MP, a compensação de créditos de PIS, Cofins e IPI era feita mensalmente. A MP nº 449, porém, determinou que os créditos desses tributos, gerados durante todo o ano de 2009, só poderão ser compensados em março de 2010. A restrição vale para as empresas que apuram IR pelo lucro real por estimativa, inclusive para o chamado regime de "suspensão e redução".
A medida, explicam representantes de exportadores, é interessante para a Receita. Se for mantida, ela trará para o órgão, em 2009, uma receita que só entraria em 2010. A medida, explica o tributarista Heleno Taveira Torres, causou alvoroço entre os exportadores porque traz um problema ao fluxo de caixa num momento de retração no crédito. "Trata-se de dispositivo totalmente inoportuno".
Sem a compensação, na prática a empresa precisa tirar do caixa recursos para pagar o IR e a CSLL em 2009. Segundo cálculos da AEB , se a restrição não for derrubada, afetará quem tem mais de 30% do faturamento com exportações, porque a empresa não conseguirá absorver todo o crédito de PIS/Cofins, principalmente . A associação estima que o problema atinge entre 20% e 30% das mil empresas responsáveis por 90% das exportações em valor e prejudica principalmente os fabricantes de produtos manufaturados.
Com problemas de caixa para pagar os tributos, algumas empresas chegaram a questionar judicialmente a restrição. O advogado Marcos Ferraz de Paiva, do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados , diz que uma mudança no dispositivo será bem-vinda. Ele explica, porém, que há uma preocupação em relação ao prazo que as empresas têm para fazer o recolhimento do IR relativo a janeiro. Com esse pagamento, o contribuinte declara qual a opção que adotará para pagar o IR durante 2009.
Com a restrição embutida na MP 449 para quem está no lucro real por estimativa, muitas empresas já pensavam em mudar o regime de tributação. O regime do "IR trimestral" é a solução mais recorrente. O problema, diz, é que o vencimento do IR de janeiro para quem optar pelo lucro por estimativa é fim de fevereiro. O vencimento para o trimestral acontece em abril. "Caso o dispositivo realmente caia, é preciso definir o tratamento a ser dado para o período em que a restrição da MP nº 449 permanecer em vigor."
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional