A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Lançada a carteira virtual do beneficiário e o Meu INSS+
Informações já estão disponíveis no site ou aplicativo Meu INSS
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira virtual do beneficiário e o cartão Meu INSS+ para ter acesso a confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante, e descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Para isso basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone "carteira do beneficiário".
O "clube de vantagens" é fruto de parceria entre Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar uma ampla gama de serviços aos usuários, sendo correntistas ou não.
Na abertura da cerimônia, o presidente interino do INSS Glauco André Fonseca Wamburg destacou que o "INSS é uma casa que tem o compromisso de promover, reconhecer e ampliar o quanto possível, o trabalho de identificação de direitos".
Portaria
A Portaria MPS 1773, que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+, foi assinada pelo ministro da Previdência Carlos Lupi durante cerimônia de lançamento ocorrida nesta segunda-feira no auditório do INSS, em Brasília.
O ministro da Previdência avalia que pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos via Meu INSS+. E adianta que os bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria.
"Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%", pontua Lupi.
Para o ministro Carlos Lupi, o cartão virtual vai levar direito e cidadania a quem ajudou a construir a grande Nação que é o Brasil.
"Identificamos com a criação do cartão, a possibilidade de agregar parceiros que querem e estão dispostos a gerar facilidade para a vida do beneficiário do INSS", acrescentou o presidente interino do INSS.
Participações
Estiveram presentes ao lançamento: a presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano; Ana Laura Moraes, representando a presidente do BB, Tarciana Medeiros; o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Fernando Macena.
E também Ana Carolina Tietz, diretora de Governança, Planejamento e Inovação do INSS; Maísa Cristina Meneses Cabral, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas; Alessandro Stefanutto, diretor de Finanças, Orçamento e Logística; e Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação, que apresentou como funcionará a carteira do beneficiário.
"A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas", explica Ailton Nunes.
Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.
Como emitir a carteira do beneficiário:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar';
- Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional