Com o debate sobre novas regras no PAT, empresas de benefícios precisam inovar e expandir suas soluções para fortalecer a experiência do colaborador
Área do Cliente
Notícia
Distrito Federal adere ao ProPEN e amplia modernização dos processos eletrônicos no governo
Todas as instituições públicas distritais, incluindo secretarias de Estado, administrações regionais e fundações, serão beneficiadas com o acesso a atualizações de ferramentas para melhorar a gestão pública e o atendimento à população na capital federal
ODistrito Federal é o 14º ente federativo a aderir ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A adesão, ocorrida neste mês de abril, amplia o uso das soluções federais para processos administrativos eletrônicos e reforça o compromisso com a modernização da gestão pública e a melhoria da oferta de serviços à população.
Com a adesão, o Governo do Distrito Federal (GDF) poderá levar aos seus 116 órgãos e entidades novas ferramentas disponibilizadas pelo MGI, como o login único GOV.BR e os novos módulos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), já utilizado pela administração pública da capital federal desde 2016.
Desde a adoção do SEI, o GDF vem colhendo resultados expressivos. Um levantamento realizado em 2020 apontou redução de até 80% no tempo de tramitação de processos, além de economia de 39% com impressão e 60% com materiais de escritório. Atualmente, o sistema reúne mais de 148 mil usuários internos, 152 mil usuários externos, 14,7 milhões de processos e mais de 142 milhões de documentos gerados.
Agora, com o ProPEN, o GDF terá acesso às inovações da versão 4.0 do SEI, entre elas o novo Módulo de Gestão Documental. A funcionalidade facilita a rotina dos servidores na organização de documentos, garantindo conformidade com normas arquivísticas. Entre as possibilidades estão o arquivamento, avaliação, contagem automática de prazos de guarda e a eliminação de documentos, promovendo ainda mais eficiência à gestão pública.
“Desde a criação do PEN, o GDF tem demonstrado compromisso com a modernização dos serviços públicos por meio da adoção de soluções inovadoras que dessem mais agilidade à gestão de seus processos administrativos. A adesão ao ProPEN reforça essa trajetória conjunta e fortalece a rede nacional, que tem foco em eficiência, integração e melhoria no atendimento ao cidadão”, destacou Pedro Moreira, diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Secretaria de Gestão e Inovação (Dtges/Seges) do MGI.
Na mesma linha, o secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, apontou a adesão ao ProPEN como um reforço desse compromisso contínuo. “O Governo do Distrito Federal tem buscado o aperfeiçoamento da gestão com o uso de tecnologia. A adesão ao ProPEN é mais um passo nesse caminho. Acreditamos que as novas ferramentas serão fundamentais para a melhoria de nossos trabalhos, impactando positivamente os serviços prestados à população do DF”, avaliou.
Outras ferramentas
O GDF também já usa, desde 2019, o Tramita GOV.BR, outra solução oferecida pelo PEN, e agora terá acesso a todas as suas atualizações. A plataforma possibilita a comunicação entre os diferentes sistemas de processos administrativos eletrônicos, de forma rápida, segura e transparente. No caso do Distrito Federal, a ferramenta ampliou a eficiência, principalmente na comunicação com os sistemas de órgãos de controle, agilizando a análise e resposta a demandas.
O GDF utiliza as soluções do PEN de forma centralizada, em uma instância única, na modalidade multiórgãos, com suporte estruturado oferecido pela Secretaria de Economia do governo. A pasta é responsável pela sustentação técnica, atendimento por sistema de chamados, produção de manuais de capacitação e manutenção contínua das soluções.
Sobre o ProPEN
O Programa Nacional de Processo Eletrônico completou um ano em março. Ao longo desse período, contabiliza a adesão de 14 estados e do DF, que passaram a contar com um conjunto de soluções de processo eletrônico para criar, gerir, enviar e receber os processos de forma eletrônica, eliminando o uso do papel, reduzindo o tempo de tramitação desses documentos para dar eficiência e transparência à administração pública. A partir da adesão, esses estados podem disponibilizar essas soluções para seus municípios, ampliando o impacto da transformação digital.
Saiba como aderir em: gov.br/propen
Notícias Técnicas
Veja mudanças da Nota Técnica NFe 2025.002 e como preparar seu sistema
Plataforma criada para modernizar e facilitar o acesso aos serviços da Receita Federal está em constante evolução com a incorporação de novas funcionalidades
Descubra as mudanças no desenquadramento do MEI com a nova atualização do sistema Simei. Flexibilidade aumentada!
O Comitê Permanente para CP CASP do CFC se reuniu nos dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho, e teve como principal pauta a revisão das IPSAS
Notícias Empresariais
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
O presidente do Banco Central considera que o peso do cenário em que as tarifas deslocariam a curva de oferta perdeu força
Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
A missão de encontrar os futuros líderes de uma organização nunca foi tão desafiadora para os departamentos de Recursos Humanos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.